Celulite orbitária em crianças é emergência médica - Papai Educa

compartilhando a

paternidade ativa

Leandro Nigre

LEANDRO NIGRE

Pai do Joões, em seu plural consagrado, João Guilherme e João Rafael, esposo da Dayane, jornalista, palestrante, articulista sobre paternidade, especialista em Mídias Digitais, editor-chefe de jornal impresso, em Presidente Prudente.

saiba mais »

MIDIA KIT

2021

baixar midia kit »

Celulite orbitária em crianças é emergência médica

Oftalmopediatra relata que surgimento pode se dar após quadro de sinusite ou conjuntivite

25 de Fevereiro de 2018
6 comentários

Não, você não leu errado. A celulite também pode atingir os olhos e, se isso acontecer com uma criança, o perigo é maior. A celulite orbitária é uma emergência médica. Segundo a oftalmopediatra Marcela Barreira, a celulite ocular, normalmente, surge após um quadro de sinusite ou de conjuntivite, pois é causada pela mesma bactéria.

Foto: Divulgação

“Alguns estudos apontam que a existência de sinusite, inclusive, é o fator de risco mais comum. Entretanto, a celulite orbitária pode tanto atingir os tecidos ao redor dos olhos, como a região atrás dos olhos, causando danos ao nervo óptico e, em outros casos, danos neurológicos. E essas duas condições são os principais perigos associados a essa doença”, comenta a médica. Quando não identificada e tratada rapidamente, pode levar a um prejuízo visual grave. Para se ter uma ideia, antes dos antibióticos, 20% das pessoas com celulite orbitária perdiam a visão. E mesmo atualmente esse número não é pequeno: 11%. Além da perda visual, uma grande preocupação é que o quadro pode evoluir para uma meningite, com comprometimento neurológico grave

“Como os olhos, os seios da face (os espaços que ficam no interior da face e do crânio), a mucosa nasal e o cérebro estão localizados muito próximos uns dos outros, a celulite, se não tratada rapidamente, pode evoluir para um quadro de meningite”, comenta a médica.  E é por isso que a celulite orbitária é uma emergência médica e deve ser tratada com antibióticos, muitas vezes com necessidade de internação para administração endovenosa”, explica Marcela.   

Como diferenciar a celulite orbitária de outras condições?
A melhor maneira de fazer isso é observar a criança e entender melhor os sintomas. Uma alergia ocular, por exemplo, pode causar inchaço e vermelhidão, que também são sintomas da celulite orbitária.
"Entretanto, o quadro da celulite orbitária é infeccioso, então a criança terá outros sintomas associados, como febre, dor, calor no local e pode ficar mais prostrada, mais quieta do que o normal. Caso isso aconteça, os pais devem procurar um pronto socorro imediatamente”, explica Marcela. 

Crianças são as principais vítimas
Embora a celulite também possa acometer os adultos, ela é mais comum em crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos, porque eles ainda não estão com o sistema imunológico totalmente formado. Ainda não se sabe porque, mas meninos têm duas vezes mais chance de ter o problema do que meninas.
O diagnóstico, geralmente, é feito com a ajuda de exames de sangue, que vão confirmar ou não a infecção, testes de visão – por exemplo, o movimento dos olhos, pressão ocular e como as pupilas da criança reagem à luz – e até exames neurológicos, dependendo do caso. “O ideal é que a criança seja internada para administrar antibiótico na veia, cuja ação é mais rápida. Quando tratada a tempo, a celulite orbitária é curada e não deixa sequelas”, finaliza a oftalmopediatra.

(Com Assessoria de Imprensa)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O comentário é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não representa a opinião deste site. Após avaliação, ele será publicado. Seu email será preservado.

MAIS 6 COMENTÁRIOS

Rosmeri Tavares

20 de Março de 2020

minha filha esta com olho muito inchado levei ela no médico e derao colírio mais estou preucupada com o inchaço e parece uma pele dentro do olho dela tem como me ajudar?

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Olá Rosmeri. Procure um médico especialista para que seu filho seja avaliado por ele e tenha um diagnóstico correto.

Ângela castilho

29 de Março de 2019

Minha neta está com celulite

Luciiana

27 de Fevereiro de 2018

Nossa que interessante, não sabia da existência dessa doença , ficar atenta Miguel tem com frequência um inchaço na área dos olhos...

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Também desconhecia! :)

Rafael Ricardo @paisolteirotbmsabe

27 de Fevereiro de 2018

Não conhecia, muito obg pela orientação,..

Leandro Nigre

Compartilhando a paternidade ativa

Conte conosco!

Marcus Paulo Andrade

26 de Fevereiro de 2018

Tivemos com meu filho. Foi assustador. E pouco de se fala no assunto.

Glaucia Maria

26 de Fevereiro de 2018

Desconhecia este problema, acho que minha filha já teve sem eu saber que se tratava disso.

© 2016 Papai Educa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido Prudente Empresas

Assine o blog

Inscreva-se e receba atualizações
do nosso conteudo no seu email.